Estudos das Células


Lição 02 – A Fé que Vence

Texto bíblico: Mateus 8.5-13 / Lucas 17.11-15

Quebra gelo: Qual a atitude de um ser humano que pode causar admiração ao Senhor? Compartilhe.
Nosso objetivo: desenvolver fé que subsiste e vence.

Introdução
Mateus relata a experiência do centurião e como ele recebeu o milagre da restauração de seu criado. Neste relato aprendemos algumas coisas especiais para desenvolver uma fé simples, porém vencedora.
1) Precisamos ir a Jesus e apresentar a ele a nossa história de vida.
Mateus 11.28-30 – chegar como estamos
O centurião aproximou-se de Jesus e apresentou a sua dor e sofrimento.
2) É necessário apresentar-se com humildade e coração aberto para receber de Deus.
O centurião era um homem bondoso, que respeitava a nação judaica, que havia ajudado na construção da sinagoga(Lc 7.1-5), porém, quando se aproxima de Jesus ele percebe que todas as qualidades que possui não o faz merecedor da graça de Deus. Por isso diz: Não sou digno.
Lc 18.14 – qualquer que se exaltar será humilhado, qualquer que se humilhar, será exaltado.
I Pe 5.6 – humilhai-vos, portanto, debaixo da poderosa mão de Deus, e Ele vos exaltará
3) Precisamos reconhecer o valor da obediência e da submissão à Palavra de Deus.
O centurião é muito coerente na sua caminhada. Ele diz: Eu não sou digno, mas será da maneira que o Senhor falar. Assim como recebo e transmito ordens, assim também o será.
Muitas vezes nos apresentamos com humildade diante de Deus, porém não recebemos a palavra como o Senhor nos tem orientado.
Lc 24.25 “ somos tardios de coração para crer...”

Conclusão
Fé para vencer nos leva a estar na presença do Senhor com humildade sabendo que não é pelas nossas qualidades e sim pela graça de Deus que podemos vencer e essa consciência nos leva a caminhar em obediência e submissão à Palavra de Deus.
ORAÇÃO POR TODOS OS MEMBROS DO GRUPO. (Você pode desafia-lo a apresentar suas necessidades para oração).
LÍDER, LEMBRE-SE, VOCÊ É CHAMADO.

___________________________________________________


Lição 01 - O que não pode faltar em sua vida. Dani/Pr.Eduardo

 Quebra-gelo: O que você considera essencial em sua vida? O que não pode faltar?

 Texto: Lucas 5:1-11.

 Introdução: Existem coisas que não podem faltar em nossas vidas, coisas que não podemos esquecer. Muitas delas são verdadeiramente necessárias, outras completamente dispensáveis, não morreremos e nem seremos prejudicados se não as tivermos. No entanto sempre que aquilo que consideramos essencial nos falta nos desestabilizamos. Em virtude disso, no que diz respeito ao que é material, físico, sempre buscamos satisfazer nossas necessidades. Mas, e em nossa vida com Deus, será que agimos da mesma forma? Será que não temos negligenciado o que deveria ser prioridade? Na experiência do Apóstolo Pedro, veremos o que não pode faltar em nossas vidas se quisermos viver os milagres e a plenitude do Senhor:
            1) A presença de Jesus. (v.2-3).
Infelizmente a maior parte do nosso tempo é vivida sem a direção do Senhor. Corremos, tomamos decisões, reagimos às batalhas, mas quase sempre sem a presença e direção do Senhor. No entanto lembre-se: o que fez a diferença na vida dos discípulos foi à presença do Senhor Jesus. O milagre só aconteceu porque Jesus estava ali. O cenário era o mesmo da noite anterior, não tinham nada, mas quando Jesus entra no barco a história muda, tem outro final. Ele, Jesus, faz toda a diferença.
2) A palavra de Deus. (v.3) “...ouvir e praticar a palavra...”
Jesus ensinava a palavra quando o milagre aconteceu. Pedro ouviu, acatou e obedeceu a orientação de Jesus, “...sob a tua palavra lançarei as redes” e vivenciou o agir de Deus. Precisamos ter a palavra de Deus como verdade para as nossas vidas. Só na palavra encontraremos as respostas que buscamos (Salmos 119.105). Na sua vida não pode faltar à palavra de Deus.
3) O poder do Espírito Santo. (v.6) “...e rompiam-se-lhes as redes.”
A palavra foi liberada, se moveram por ela e Deus agiu. Quando nos movemos pela palavra de Deus o Espírito Santo age. É o poder do Espírito Santo que faz o milagre acontecer. Pedro e os pescadores encheram não só uma rede de peixes, mas tiveram que pedir auxílio de outro barco, tamanha foi à pesca. Você precisa de um milagre em sua vida? O poder do Espírito Santo tem que estar presente em todas as situações.

Conclusão: Quando Jesus está presente, a palavra dEle é liberada, o Espírito de Deus age e os milagres acontecem. Você quer viver a plenitude do Senhor em sua vida? Convide Ele, o Senhor Jesus, para estar em seu “barco”, busque a orientação e obedeça a Sua palavra e o Espírito Santo agirá. Quer isso na sua vida? Consagremo-nos ao Senhor e vamos orar.