quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Explicação do Sermão de Jesus – Sermão do Monte 04


Texto: Mateus 5.13-16


Depois de compreendermos as bem-aventuranças ensinadas por Jesus, que mostra a característica de Sermos filhos de Deus e moradores do Reino. Jesus nos mostra no texto que lemos os nossos principais objetivos, princípios e propósitos para a vida.


I – VÓS SOIS SAL DA TERRA( V 13)
           
Jesus nos compara com o sal.
O sal é um tempero muito utilizado para dar sabor aos alimentos. Você já experimentou uma comida sem sal? O que você faz quando come uma?

Nós somos o sal da Terra, John Wesley disse: “...nossa natureza é dar sabor a tudo quanto nos rodeia.” Temos que dar o sabor de Cristo para a vida das pessoas!

Mas a Bíblia também nos ensina que o sal pode tornar-se insípido (sem sabor). Este tipo de sal é aquele que não serve para nada, a não ser lançar fora e ser pisado. Todo crente que não for bom sal, ele não vai produzir sabor e por isso perde a oportunidade de produzir frutos.

A Bíblia diz: “ Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.16). “Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.” (Mateus 7.19).

Deus nos chamou para darmos frutos, ele nos chamou para sermos sal e dar sabor as pessoas.   

II – VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO ( V 14).

Jesus também faz a mesma comparação que fez com o sal, mas agora ele usa a luz.
A luz é uma forma que utilizamos para iluminar nossa casa e assim podermos enxergar melhor as coisas que existem nela.

Jesus está dizendo que nós temos a luz do Evangelho em nossas vidas, é por isso, que podemos iluminar o mundo. Você deve Brilhar com o Brilho de Cristo, para que a treva que está na vida das pessoas desapareça delas.

V.14 – “...Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte...”; “...nem se acende uma candeia (lâmpada) para colocá-la debaixo do alqueire (recipiente para escolher grãos)...”(v15)

Jesus está nos dizendo que um cristão que tem a luz Dele (Jesus), não pode se esconder. Ele precisa brilhar e por isso passamos por uma restauração para brilharmos ainda mais. A nossa luz tem que brilhar diante dos homens, mas não para nos engrandecermos. Mas para que vejam a obra do Senhor em nós e glorifiquem ao próprio Deus. (v16).



Conclusão:

Seja sal e saboreie a vida das pessoas com Jesus, seja luz e ilumine as pessoas com a Palavra de Deus.
Wesley: “Sede cheios de fé e de amor, fazei o bem, suportai o mal. E nisto permanecei firmes, inabaláveis, sim, sempre crescendo na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor.”


Deus abençoe!

Pr. José Carlos Teodoro Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário