segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Valor do Reino e a benção das Crianças

Referência: Marcos 10.13-16

INTRODUÇÃO

Jesus estava no Território da Judéia em uma casa, não sabemos de quem é, mas o texto demonstra no verso 10 que Jesus estava ali ensinando os discípulos, e quem sabe até descansando.
Algumas pessoas sabiam que Jesus estava ali, e por isso resolve trazer as crianças para que Jesus as abençoasse. Os discípulos as repreendem, e o Mestre fica indignado com essa atitude dos discípulos e por isso, passa a ensinar as verdades do Reino de Deus.

I – AS CRIANÇAS PRECISAM CONHECER E SER ABENÇOADO POR JESUS

Versos 14, Jesus disse: “Deixai vir a mim os pequeninos não os embaraceis, porque dos tais é o Reino do Céus.”    
Quando Jesus se refere ao embaraço, Ele está falando para não impedir, criar obstáculos para as crianças conhecerem a Deus.

Provérbios 22.6: “Ensina a Criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”.
É necessário ensinar o caminho de Deus para as crianças, elas não têm noção e maturidade para discernir o verdadeiro caminho, por isso é necessário aos pais ensiná-las a conhecer, honrar e respeitar a Deus e seus princípios. Quando esse princípio e respeito fazem parte de uma pessoa, não iremos desrespeitá-lo, sendo jovem ou velho.
As crianças por menores, meigas e lindas que são, necessitam de correção e de ensino, para honrarem a Deus.

Provérbios 29.15 e 17: “A Vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar sua mãe. Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias a tua alma.”
É preciso levá-las até Jesus, para conhecê-lo e viver nos caminhos Dele.

II. É PRECISO RECEBER O REINO COMO UMA CRIANÇA!  

Mateus 18.3: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como criança, de modo algum entrareis no Reino dos Céus”
Jesus não está falando para sermos crianças novamente. Ele está valorizando dois princípios fundamentais que as crianças tem em suas vidas. ABSOLUTA CONFIANÇA e DEPENDENCIA
a) Absoluta confiança – segurança íntima

Toda criança tem a sua segurança no Pai e na mãe. Elas confiam neles para sobreviverem, sabem que é os pais que cuidam e dão o sustento para elas quando estão necessitando. É por isso que elas confiam em seus pais e os tens como heróis.

Assim, deve ser nossa confiança em Deus, devemos tê-lo como o nosso herói, Resgatador, Pai, pois é Ele quem cuida de nós.

 b) Dependência – Subordinação – Que depende de outro, que recebe ordens, que está ligado a algo.”

A criança é totalmente dependente de seus pais, elas precisam ter um lar, nascem sem estrutura, não sabem comer e fazer nada sem os pais. Elas precisam obedecer e respeitar essa autoridade, mas isso acontece quando as maiores autoridades no lar as corrigem e as ensina. Tudo porque as amas e querem o bem delas.

Nós também temos que ser dependentes de Deus. Precisamos Dele para tudo em nossas vidas. Ele é que nos sustenta, é por isso que nós seus filhos temos que honrá-lo e obedecê-lo.
Jesus disse que as crianças tem essas duas características Confiança e Dependência. É por isso que ele nos adverte a nos converter e se tornar como uma criança para receber o Reino. Pois é necessário Confiar Nele e Depender Dele em nossas vidas.

CONCLUSÃO

Nessa noite o Senhor nos ensina que as crianças têm um papel fundamental para Ele, pois elas devem levar a Palavra Dele para as futuras gerações. Pois elas são as heranças que Deus deixa a seus pais.  Mesmo pequena e sem entendimento das coisas, faz-se necessário o ensino e a correção dentro dos caminhos de Jesus.

Quanto a nós Jesus diz que a confiança e a dependência são características fundamentais para entrarmos em seu Reino. Assim como uma criança precisa de seus Pais, nós temos que depender e confiar em Deus.
Você tem confia em Deus? Você tem dependido Dele para te sustentar? Em que áreas da nossa vida temos a dificuldade de confiarmos e dependermos Dele? Está preparado para entrar no Reino de Jesus? 

Pr. José Carlos Teodoro Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário